sábado, 15 de dezembro de 2012

A auto-publicação e as novas facilidades

Eu sou um grande fã de novos autores, estou sempre tentando ler novas obras independentes e algumas crônicas em blogs. Recentemente com a chegada da Amazon no Brasil, uma grande mudança no mercado literário brasileiro também ocorreu. A popularização dos livros eletrônicos está também ajudando os autores independentes.
Neste post, irei auxiliar com o pouco que sei sobre a auto-publicação e dar algumas dicas no ponto de vista de leitor, consumidor e crítico que acho crucias para o sucesso.


Há vários autores independentes pela internet, basta jogar no Google. Muitos deles terminaram de escrever seu livro há anos e outros estão escrevendo junto com um grupo de leitores no momento em que escrevo a vocês. O mercado literário, ainda mais o brasileiro, é bastante limitado. Poucos são os autores que conseguem uma carreira profissional boa, em que podem viver do que amam. E a baixa tiragem do Brasil torna bastante rígido o processo da escolha de títulos a serem publicados, uma vez que várias pesquisas são feitas para garantir que o livro venda. E as obras nacionais tendem a ser pouco valorizados pelas próprias editoras, principalmente as juvenis. Uma realidade difícil encontrada no mercado. 
Precisa-se de bons autores. Em uma breve comparação com o ramo musical, autores que apenas arranham a letra não conseguirão vender seu livro. Sendo bastante realista, nem todos podem ser autores. Mas ao mesmo tempo todos nós somos os melhores.
Com a revolução dos livros digitais, um novo movimento se criou, a auto-publicação. Grandes lojas de livros online como a Amazon, Apple iBookstore, Barnes & Noble e outros já oferecem facilidades para aqueles autores independentes que queiram publicar o seu livro AGORA.
As vantagens da auto-publicação é que ela acontece da maneira mais imediata o possível. Em poucas horas seu livro está publicado no formato digital em uma das maiores lojas do mundo. E você ainda terá um bom lucro se tudo ocorrer bem.
A Amazon já oferece no Brasil a KDP, que é o serviço de Publicação Direta do Kindle. Bastante popular nos outros países onde a Amazon atua, trouxe ao público grandes autores, como a best-seller E. L. James, autora de Cinquenta Tons de Cinza e também Amanda Hocking, adolescente que ficou popular ao vender várias cópias de seus livros por preços baixíssimos - uma obra poderia ser adquirida por US$0,99.


Como conseguir fazer funcionar? Vou tentar ajudar.
O difícil da auto-publicação está no fato que você está por si só (a não ser que você seja publicado por um selo editorial independente). Para finalmente publicar você deve passar por algumas fases.

Seja criticado
Muitos autores quando terminam suas obras simplesmente publicam assim como saiu do seu teclado e documento no Word, mas primeiro é necessário ser criticado. Poste uma sinopse, ou alguns capítulos e selecione algumas pessoas para te ajudar. Digo logo para ignorarem amigos e familiares, você precisa de críticas sérias. Acreditem primeiro que todo autor de sucesso recebe grandes críticas, e mesmo depois do sucesso muitos questionam o que eles fazem, mas o importante é aceitá-las. 
Já recebi alguns livros que acabei lendo e simplesmente abandonei em algum momento, já fiz a besteira de resenhar um desses no blog o que gerou uma revolta dos leitores e do próprio autor e também várias vezes já recebi e-mails furiosos por eu ter ignorado algumas obras, mas eu acredito que se você é autor, você tem que ter prazer no que faz. Aproveite o momento da escrita, aquela sensação de sentar na frente do computador (ou sei lá que parafernália uses) e escrever a  sua imaginação para fora.
Junte essas críticas e as aceite como um presente.
Rescreva, recorte ou reformule, jogue algumas páginas fora ou qualquer coisa assim, o importante será no final quando a obra estiver na maneira em que gostas e que acredite que funcionará. E nunca pare de se corrigir. O bom autor só publica para ter que parar de escrever.

Crie uma capa
Eu  sei que você devem pensar que não devemos julgar um livro pela capa, mas que jogue a primeira pedra quem nunca comprou um livro só por quê a capa era bonita.
Se possível, peça a ajuda daquele seu amigo artista ou do vizinho designer, mas se não for possível tem dicas que não falham para fazer uma boa capa.
  1. Escolha uma fonte séria para o título. Nada de Comic Sans ou fonte da Coca-Cola, faz favor. Evite fontes que já vem por padrão nos PC ou Mac. Procure no Google e você logo achará boas dicas. Minha favorita é esse post com as 5 melhores fontes para capas de livros.
  2. Nada de fotos. É bastante comum em editoras utilizarem fotos de modelos e coisas parecidas para tornar a arte legal, mas fotos caseiras em livros independentes são mal vistas por qualquer pessoa que esteja atrás de um bom livro. Muito não irão levar a sério.
  3. Centralize. A menos que você seja um hipster, evite que o título ou qualquer elemento da capa toque as bordas. Simplesmente estético.
  4. Seja simples. Não fique ansioso porque sua capa não se parece como a de Cidade dos Ossos, uma capa bonita e bem feita é melhor do que uma toda enfeitada que parece um trabalho escolar infantil. Aliás, minimalismo tá na moda.
Não vise lucro
A chave em vender livros independentes é fazer com que muitos consigam ler sua obra. Quanto mais melhor. Então não vá juntando as contas de luz e calculando o quanto você gastou carregando o notebook para escrever o livro para que tudo seja pague logo. Isso vale  para muita coisa.
Nunca comece nada esperando ficar rico.
É comum que se venda  por preços entre 2 reais ~ 8 reais (estourando). Pense em você no lugar de quem compra, você pagaria 15 reais num livro que você não conhece nada? Não.

Não peça que compre
Não vamos começar a spamear os skoobs alheios, pedindo para que comprem seu livro. Acho que aqui a blogosfera ajuda. Participe do mundo literário. Converse com os leitores ou escritores, faça booktours, sorteios ou qualquer coisa para criar aquela primeira camada de leitores. O livro precisa estar presente na internet hoje em dia, então ter seu livro resenhado em blogs ou comentados em fóruns vai lhe ajudar. O processo agora é telefone sem fio, fazer com que aquela pessoa que leu seu livro recomende. Através das recomendações que se cria uma base de "fãs" que irão te ajudar nas futuras publicações. E conversar com eles também ajudará muito. Várias leitores querem conhecer o autor, então se comunique, fale sobre sua obra, como começou ou simplesmente qual é seu suco favorito.

Se divirta e seja paciente
Busque seus sonhos, não desista e esteja sempre trabalhando. Não se deixe abalar porque um livro não foi bom, simplesmente vá em frente, melhore e não se acomode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário