segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Three Cups of Tea" por Greg Mortenson & David Oliver Relin - A resenha

Three Cups of Tea
One Man's Journey to Change the World... One Child at a Time
Greg Mortenson & David Oliver Relin
Puffin Books
240 páginas
ISBN-13: 978-0142414125

Um pouco sobre o livro
Greg Mortenson se perdeu na sua caminhada em direção ao K2, o topo da segunda maior montanha do mundo. Neste seu infortúnio ele encontra a vila de Korphe, onde é bem recebido pelo líder Haji Ali que lhe apresenta a sua vila ao estrangeiro americano.
Nesta vila ele encontra as criancinhas estudando num chão frio e fazendo suas tabuadas de multiplicação no chão. Logo ele descobre que o professor só aprece três vezes por semana e que o resto dos dias elas ficavam fazendo seus exercícios sozinhas no frio.
Ao presenciar tal situação ele faz uma promessa ao povo daquela vila, que iria construir uma escola para aquelas crianças.

Resenha
Eu declaro, este livro, simplesmente a melhor leitura que eu já fiz e meu não-ficção favorito.
Ao longo da história eu fiquei simplesmente preso a leitura, a curiosidade fica intensa a cada virar de páginas. É o tipo de livro que faz você rever todos os seus hábitos e sua lista de prioridades na vida.

Após construir a primeira escola em Korphe, Greg Mortenson consegue apoio para continuar sua nova jornada, educar crianças nos países pobres para poder combater a violência, a pobreza e a ignorância. Com a ajuda de um milionário, Jean Hoerni, ele funda a CAI, Central Asia Institute, e com a ajuda de milhares de pessoas ele consegue arrecadar dinheiro e construir cerca de três escolas a cada três meses.
E não só apenas vemos o outro lado da moeda da sociedade, como também descobrimos um pouco sobre a cultura local e a cultura muçulmana. Eu pessoalmente quebrei alguns esteriótipos, realmente é terrível julgarmos um país inteiro por causa da atitude de poucos.
E a vontade do povo, tudo isso é impressionante, os líderes das vilas viajavam em busca de Greg para que ele pudesse auxiliá-los a educar seu povo. Aí que pensamos no quanto de crianças lá fora que não sabem o que é ir a uma escola, ou como o futuro poderia ser melhor se pequenos atos fossem feitos para que grandes coisas virassem verdade. Simplesmente me fez sentir grato por ter tudo o que tenho, alcançado tudo o que alcance. Realmente torna-se difícil continuar sendo um capitalista terrível após este livro, mesmo que um dia eu me torne um advogado, um médico, engenheiro, qualquer outra profissão, eu nunca me sentiria bem usufruindo de todo o meu dinheiro sem poder ajudar alguém lá fora que está disposto a fazer grandes sacrifícios para causar grandes mudanças.
Eu recomendaria a leitura para todos, mas infelizmente o livro não foi traduzido para o português, nenhum deles para ser mais exato. Mas se você pode ler em inglês, leia! Recomendo a edição para jovens leitores, pois ela foi atualizada e ainda por cima tem a entrevista com a filha de Greg, Amira Eliana Mortenson.

P.S. Greg Mortenson foi nomeado ao prêmio Nobel da Paz em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário