quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

"Querido John" por Nicholas Sparks - A resenha

Querido John
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito
288 páginas
ISBN: 9788563219022

Um pouco sobre o livro
"Querido John" narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Resenha
Bem, a história que foi adaptada para o cinema, possui uma ligeira modificação no final, mas não é nada comprometedor. O resto está toda contida no livro.
Ao contrário do que muitos pensam o livro não trata apenas da história de amor de John e Savannah. Outro ponto muito bem explorado é pessoas autistas. O pai de John é portador da doença e isso se reflete no relacionamento entre pais e filhos, pois a falta de informação sobre a doença acaba por prejudicar o relacionamento.
Também é possível ter uma idéia de como é a vida dos soldados que servem à seu país, e mostra como é a vida de John quando ele está em guerras junto a seu pelotão. É claro que a forma como está sendo abordado esse assunto não é 100% real. Tem toda a relação com a família que é parcialmente deixada de fora da trama.
No que diz a respeito à carta que leva ao fim do relacionamento de John e Savannah, achei um pouco fria demais e esperava que a mesma fosse diferente da apresentada no livro.
O meu interesse principal em ler o livro foi para analisar a abordagem do autor. Já havia lido A Última Música, e queria fazer uma comparação. E o resultado foi que eu me surpreendi. O autor sinceramente entrou definitivamente para minha lista de autores preferidos. A forma como ele aborda temas verdadeiros e tocantes é um ponto chave na literatura, e além de não fugir da realidade, ensina lições humanitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário