terça-feira, 8 de novembro de 2011

Trânsito literário e Falta de Organização

Eu admito que tenho problemas terríveis em gerenciar a minha leitura. Tem momentos que eu consigo bagunçar todo o meu horário, sem conseguir um bom tempo para leitura e ainda por cima acabo somando tudo isso com a minha incapacidade de ler um único livro. Estou lendo uns 4 livros ao mesmo tempo, não consigo terminar nenhum deles e estou sem tempo.
Eu passei por uma situação parecida no começo do ano, quando fiquei assustado com a parada de ser segundo ano e que meu colégio havia implantado o sistema de provas surpresas, logo fiquei estudando que nem um louco, sem conseguir tempo para minha leitura. Mas o que torna minha situação atual quase ridícula, é que eu começo um livro, canso um pouco dele ou fico com curiosidade do livro seguinte, e passo a frente. "The Associate" por John Grisham é um livro que eu ainda não conseguir terminar de ler, e olha que eu comecei a lê-lo em agosto, até fiz o meme Li até a página 100 e... aqui no blog.

Só que agora ficou difícil a situação, e eu preciso de outra tática para conseguir me organizar, eu creio que vocês devem ter percebido que as resenhas vem saindo aos poucos aqui no blog, os espaços estão ficando maiores.
1- Organizar o maldito do horário mais uma vez.
Mas não é possível que eu consegui bagunçar meu horário de novo, mas diferente do começo do ano, agora eu tenho que dividir o horário que tenho com Curso de Inglês (Ter e Qui), Academia (Seg, Ter, Qui e Sex) e algumas aulas ocasionais. Por isso preparei esta tabela de estudos que estou compartilhando aqui com vocês.
Com os horários organizados, por mais que pareça neurótico, mas ajuda  a você evitar se castigar com horas e horas de estudo.
2- Saiba dar prioridade.
Quando estamos lendo um livro e ele se torna chato, tipo quando não é o momento certo para ler ele e você quer mudar o clima, tudo bem ir para outro livro, mas quando você começa a fazer isso em excesso (né, Marcos)(ai meu deus eu tô falando comigo mesmo...) é recomendável você dar preferência a qual deve ler primeiro. Aquele curtinhos sempre são mais fáceis, coloque eles um pouco a frente, mas se você estiver num grosso que deixou nuns 3/4, tome coragem cabra e siga essa leitura. Não há livro grande, e sim leitor preguiçoso.
3- Não compre ou pegue emprestado nenhum livro que não faça seu tipo.
É terrível quando encontramos aquele livro que sempre nos despertou um interesse e no final das contas descobrimos que na verdade nenhum dos dois pertencem ao outro. Isso aconteceu comigo com "A Batalha do Apocalipse" por Eduardo Spohr, que até hoje eu sou louco para ler, mas como já tive este livro e dei uma lidinha, já não curti muito a narrativa então eu resolvi seguir em frente com outros livros. Ler é um prazer não um desafio.

É isso aí, pessoal. Eu sempre me atrapalho com a leitura em certos períodos, é muito chato se ver preso com 4 livros ao mesmo tempo, quem diga os empilhadores de cabeceira, aquele leitor que pega um livro, ler e descansa do lado da cama, dia seguinte é outro e depois outro. Quando vemos já são 5, 8, 10 livros empilhados, todos sendo lidos ao mesmo tempo. Pois é, tem mania para tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário