segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Feliz 1 ano de Gonca livros!


Olá queridos leitores, hoje é o feliz aniversário de 1 ano do blog! yay! Já se passam 1 ano desde o primeiro post no Gonca livros, resolvi fazer um postinho sobre o Gonca livros desde os primórdios.

Os primeiros passos
Eu sou um grande fã e sempre utilizei muito blogs. Sempre mantenho um blog pessoal para poder compartilhar as coisas que me importam de vez em quando. Foi um simples passo associar meu amor pela leitura e meu blog pessoal.
Meus primeiros blogs (sim, blogs) eram sobre tecnologia (2007), ainda falo sobre tecnologia no meu blog pessoal de vez em quando e faço umas conclusões, mas não tenho mais nada especializado nisso. Depois em 2008 eu parei de escrever blogs, criei minha segunda conta no twitter, eu tinha outra que fiz no começo de 2008 ou fim de 2007, mas nem digo o nick porque tenho vergonha das coisas que escrevia por lá, contentem-se com @marfilgonca mesmo.
Durante umas lidas de uns posts alheios, a maioria do Rodrigo Ghedin, a quem comecei a acompanhar quando ainda postava para o Guia do PC, ele havia feito um post sobre sistemas de blogging fácil, falou sobre o tumblr e o posterous. Até o momento o tumblr era um lugar de compartilhamento de posts, depois virou uma central de ideias aleatórias e o posterous era fácil de criar e inabitável, me apeguei fácil.

A mudança
Quando meu gosto pela leitura se acentuou mais, eu decidi escrever uma resenha para postar no blog pessoal, eu havia lido meu primeiro livro de porte e em inglês, era “Wolf Winter” por Clare Francis, resenhei, gostei, recebi bons picos de acessos e resolvi escrever mais resenhas. Com as resenhas eu fui correndo atrás de mais livros e lendo cada vez mais e me interessando bastante pelo mundo literário, até que chegou um ponto que eu decidi criar um blog só para livros.
O nome foi fácil e bobo. Meu apelido na internet é marfilgonca, que é uma síntese do meu nome completo (utilizando só as primeiras sílabas) e sempre passa no cadastramento de qualquer site sem precisar acrescentar nada, uso-o desde 2007, quando criava umas personalizações para Windows XP no deviantART. Quando eu decidi separar a categoria livros do blog para criar outro eu decidi dividir o nome no meio também, como Marfil é feio, ficou Gonca.
Escolhi Blogger por ser bastante popular e fácil de personalizar, ainda não tenho grana para manter um blog com plataforma Wordpress.org, mas me adaptei bastante com o Blogger. Personalizei o máximo que gostei, segui algumas dicas e fui crescendo com o blog.

O Nascimento
O blog foi assim fundado no dia 26 de setembro de 2010 com a resenha para o livro “A Fortaleza Digital” por Dan Brown. Fui direcionando meus leitores do blog pessoal para o Gonca livros anunciando o novo endereço. Meus primeiros 4 dias tiveram pouco mais de 100 acessos. O começo foi num momento horrível, eu estava com notas baixas, tava doido para ler, mas precisava me focar nos estudos e eu me baguncei bastante. Em Novembro tive meus testes finais e vi que a coisa estava preta e que teria que me focar nos estudos, Dezembro foi todos os dias de estudos intensos para poder passar de ano até o dia 31/12 quando tive minha prova final, até aí o blog estava parado, sem resenhas, sem posts, só algumas besteiras. Depois do sufoco passei 1 mês num casa de praia em Tamandaré, postei de lá umas 4 resenhas e fiz meu primeiro sorteio no blog.

O Renascimento
Voltando das férias e em Recife, Reinaugurei o blog com a resenha de “The Hunger Games” por Suzanne Collins no dia 28 de fevereiro de 2011, alguns dias depois, acho que já em Março, o blog ganhou um domínio próprio e desde então só estamos crescendo cada vez mais.

Atualmente
Cada mês é uma surpresa, sempre batendo recordes de acesso e com ótimos leitores. Agradeço a todos que acessam e seguem o meu blog, e também agradeço às editoras que apoiam. Obrigado por terem feito do Gonca livros o blog que é, muito grato por tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário