quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Semana dos Livros Proibidos (28/08 a 03/09)

censorshipEntendo um evento no curso chamado de “Banned Books Week”, um evento comum nos EUA que celebra uma semana (a última de setembro) LENDO LIVROS PROIBIDOS.

Vários livros são proibidos para “proteger” um grupo alvo, pode ser um país inteiro ou uma escola. Acontece por questões de ética, religiosas ou familiares, pode ser para o seu bem ou não. O que importa é que nesta semana a ideia é ler um livro proibido por algum lugar que você esteja relacionado (ou não).

Do Brasil nós temos, o não-tão-amado, Paulo Coelho, que já teve várias de suas obras proibidas em vários países (como em alguns países do Oriente Médio). Mas não importando a circunstância, todos nós temos o direito de sermos livres, de poder ler o livro que bem entender

wpecÉ uma questão meio delicada, eu estudo num colégio presbítero e na nossa biblioteca só há livros aprovados. O sistema é de doação de livros dos alunos à biblioteca, mas depende do Capelão aprovar ou não o livro para a leitura dos alunos; creio que poucos estudantes do meu colégio sabem desta história (até porque a biblioteca não é o lugar mais frequentado), mas como sou bem antigo lá (estudo lá desde os 4 anos) acabo por ir descobrindo. Na maior parte das vezes são livros relacionados a: Bruxaria, Sexo, Mal Comportamento, Vocabulário Inapropriado, Rebeldia Adolescente, Sátiras à Deus, ou até mesmo qualquer livro escrito por um ateu que não seja um clássico. Isso tudo acabou que há anos não chegam livros para lá pois é terrivelmente chato.

Eu pessoalmente acho tolice, porque diabos ler Harry Potter (claramente proibido no meu colégio, aliás quando eu era do Ensino Fundamental I nem podia brincar de Harry Potter no parque) afetaria o meu comportamento?

Eu TEMO propor A Semana dos Livros Proibidos no meu colégio, até porque nem temos onde arrumar tantos livros em pouco tempo, mas você que é Representante de turma, Presidente ou membro do Grêmio Estudantil ou voluntário da biblioteca, que tal propor essa semana para o seu colégio (ou qualquer que seja sua instituição). Acho interessante mostrarmos aos bons leitores o verdadeiro porquê que estes livros são proibidos, e também para defendermos os nossos direitos, até porque censurar um livro é estar fechando mais uma porta para o mundo que o autor queria oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário