quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

[RESENHA] Feios de Scott Westerfeld

Feios
Título Original: Uglies
Scott Westerfeld
416 páginas
Editora Galera Record
ISBN-13: 9788501083708

Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo.


Olá! Sou eu, Marcos Capella, de volta aos posts! Feliz Ano Novo a todos vocês antes de tudo, obrigado pelos comentários e visitas que recebi durante este mês parado que o blog passou, mas estou eu aqui em tamandaré, em alguma Lan House estranha sem climatização e fone de ouvidos! O primeiro livro que li neste ano foi este, comecei ele no primeiro dia de 2011. :D. Usando editor proprietário do Blogger, então o layout vai ficar assim meio bagunçado e feinho por este pequeno tempo, mas mesmo assim brigado!




Sobre o livro

É um livro ótimo, com uma narrativa perfeita que o fará ficar lendo por horas sem se incomodar e ainda ter que ficar lembrando, a si próprio, que precisa beber água se não morrerá. Gostei bastante do livro é realmente uma história bastante diferente.
Na capa do livro já lemos uma dica “Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio”. Importante pois não faz com que sua cabeça crie aparências feias mesmo para Tally e todos os seus amigos feios.
Tally Youngblood é uma feia, os feios são jovens com idades entre 12 e 16, e aos 16 é quando eles passam por uma cirurgia extraordinária para se tornarem perfeitos, rostos simétricos, sorrisos hipnotizantes e uma aparência que faz com que você queira “proteger esta pessoa de tudo”.
Tally está a 3 meses de se tornar perfeita, o que ele passou a desejar com mais força principalmente quando o seu melhor amigo, Peris, passou para o outro lado do rio, na Nova Perfeição, e ela passou a ser uma sozinha. Então como todo feio, ela faz suas brincadeiras e fica invadindo a cidade oposta a Vila Feia, onde todos os novos perfeitos vivem.
Mas neste caminho ela conhece Shay, sua nova melhor amiga, que tem conceitos diferentes dos dela. Ela quer fugir, e não ter que se tornar uma perfeita. Um absurdo. Shay e Tally fazem aniversários na mesma época, mas Shay some, ela foge para o que seria a Vila Fumaça, um mito, Tally continua na Vila Feia a espera de sua perfeição. Mas ocorre que ela não poderá operar até que ela ajude os Especiais a encontrar a Vila Fumaça e todos os fugitivos da vida perfeita.

 O autor realmente conseguiu criar um clima e um mundo diferente, como quando Shay e Tally se referem ao mundo dos enferrujados com nomes estranhos que elas aprendem ou tentam associar as outras coisas como quando Shay chama as vias ferroviárias de trilhos de montanha russa plana. Ainda assim não posso deixar de apontar que o livro parece meio bobo demais, meio forçado, um mundo criado sem bases, mas como é uma saga eu estou esperando ansiosamente para chegar em Recife e comprar logo Perfeitos e descobrir um pouco mais sobre este mundo criado por Scott Westerfeld.

Citação favorita

-Bem, vocês vão precisar de muitos sinalizadores – avisou ela (Tally)
-Sem problemas (An)
-E vocês sabem como ir até Nova Perfeição, não sabem?
-Nova Perfeição? - repetiu An, buscando ajuda entre os amigos. - Mas as pontes não entregam todos os que tentam atravessar o rio?
Sempre feliz em poder ensinar seus truques, Tally sorriu.

Capas ao redor do mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário