Eu comecei este meu período da faculdade com a cabeça estourando, eu comecei a desacreditar em mim e caçando minhas falhas e aproveitando para agradecer a todos que me ajudaram, eu passei a organizar meu tempo. Todo semestre eu imprimo uma tabela no excel que eu chamo de "Mentira.xls". Eu coloco minhas aulas e meus cursos e cronometro meu tempo de estudo para garantir que eu consiga fazer de tudo. Desta vez eu imprime um Mentira que vem se provando cada vez mais verdade.
Fiz o simples. A maior das minhas reclamações eram porque eu não conseguia estudar e alcançar as metas que queria no tempo que queria. Eu me sentia sufocado. Depois de um tempo eu aprendi que esse sufoco e ansiedade que eu sentia era resultado de nada mais e nada menos que frustração de não conseguir fazer o que queria. Ao invés de fazer uma grade de horário baseado em qual matéria eu vou estudar, qual peso do assunto tem que ser estudado e quando eu irei descansar (gente, ter uma hora para descansar é desumano), eu decidi que iria fazer uma grade baseada em quando estarei descansando.
Quando você baseia seu tempo em busca dos intervalos, as horas reservadas para estudar serão mais leves. E para que isso funcione você TEM que saber que você NÃO pode ir muito além do real. Segui três passos
- Ame seu tempo livre
- Comece fazendo pouco
- Faça o que goste
Não são palavras de um profissional, mas soluções de um universitário frustrados.
Ouvi isso de um disciplinador no meu Ensino Fundamental II que falava sobre um ex-aluno que começou com apenas 1 hora por dia e se tornou o melhor aluno da sala. Comecei tirando essa de Pomodoro e as 6 horas diárias e cortei pela metade. Agora estudo 3 horas por dia.
Evite organizar seus horários muitos justinhos. Coloque um intervalo de 1 horas entre eles para dar tempo de uma boa distração, como sentar na frente do computador e escrever um texto. E evite horários que você sabe que não vai conseguir se concentrar, como a hora que passa a novela das 8, o dia que estreia um episódio novo daquela série que você acompanha na TV ou a hora que todos seus familiares chegam em casa ao mesmo tempo e fazem muito barulho.
Por exemplo, hoje, uma terça-feira, fico na Universidade das 7h até às 11h, levo um livro para ler e meu celular para ver uns episódios no Muu.tv na Biblioteca da Universidade das 11h30min até 12h30min quando começa minhas aulas de francês que são dentro da própria Biblioteca. O Francês começa às 12h30min e terminam às 14h quando vou para casa. Em casa eu sento e vou assistir TV e por volta das 15h30min vou para a academia onde passo um pouco mais de 1 hora. Às 18h eu vou estudar e escolho dois assuntos que me interessem mais (hoje Lei Penal no Tempo e Código Civil), vou estudando e se eu terminar antes das 21h é lucro, mas se eu ultrapassar também não fico sabendo, já que não cronometro. Quando termino de estudar eu fico livre.
Eu estou assimilando o que estudo. Isso é qualidade de tempo!
Estudando desta forma eu estou finalmente conseguindo terminar minha lista de estudos. E também finalmente conseguindo acompanhar o livro que estou lendo atualmente!
Espero que a dica ajude outros angustiados por aí como eu! Comentem outras dicas e sugestões, adoraria!
Vou usar essas suas dicas. Faz MUITO tempo que tento aliar minhas obrigações com as coisas que gosto. A dificuldade está em equilibrar as diversas áreas da minha vida: profissional/estudante, filho, amigo, católico... O engraçado é que quando tenho tempo livre não sei o que fazer, e se faço algo, no final acabo com sentimento que não fiz nada de bom, dá para acreditar? HSUAHSUA
ResponderExcluir